Aguarde...

Benvindos Benvindos

ÙLTIMAS NOTÍCIAS

Consulte aqui informação regular sobre a Freguesia

Outubro Rosa - Prevenção do cancro da mama

Ano Letivo 2021-2022: reunião de pais

Edital nº 235/2021 - Autárquicas 2021

Edital nº 216-2021- Autárquicas 2021

GES INCIDENTES

PLATAFORMA DE GESTÃO DE INCIDENTES

COMUNICAR

CIDADÃO PARTICIPATIVO

Balcão Virtual

BALCÃO VIRTUAL

SOLICITAR

Assinar newsletter

NEWSLETTER

ASSINAR

Livro de Visitas

LIVRO DE VISITAS

ASSINAR

Números úteis

CONTACTOS ÚTEIS

CONSULTAR

GES TOPONÍMIA

PLATAFORMA DE GESTÃO DE TOPONÍMIA

CONSULTAR

AUTARQUIA DE PROXIMIDADE

Agenda de eventos

Consulte aqui os próximos eventos
Comemorações do 25 de Abril

25 de Abril de 2021

Saiba Mais
Comemorações do 1º de Maio

1 de Maio de 2021

Saiba Mais

Vitrine

Consulte aqui os últimos documentos

Edital nº 235/2021 - Autárquicas 2021

Administração - Data: 2021-09-09

Edital nº 216-2021- Autárquicas 2021

Administração - Data: 2021-09-07

EDITAL - ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ODIÁXERE

Administração - Data: 2021-09-02

Formação profissional - Ficha de cursos

Administração - Data: 2021-08-17

Prestação de contas 2020

Administração - Data: 2021-07-12

DADOS ESTATÍSTICOS

31,85

ÁREA(KM²)

2984

HABITANTES

93,7

HAB/KM²

2003

ELEVAÇÃO A VILA



Presidente

Caros Odiaxerenses,

Numa época particularmente conturbada a nível sócio-económico, teremos como objetivo primordial o apoio à população. Num momento em que as dificuldades assombram principalmente as pessoas mais desfavorecidas, teremos que estar mais perto da população, perceber as suas carências e apoiar as instituições Sociais nesse papel. O Odiáxere, infelizmente, não foge à regra existindo muitas pessoas com necessidades extremas assim como aqueles que precisam, simplesmente, de uma palavra amiga ou de um sorriso. Essa será a nossa bandeira, um executivo virado para as pessoas, que apoia incondicionalmente, todos sem exceção. Esse, aliás, deveria ser o papel de uma Junta de Freguesia. A proximidade com as populações permite que se tenha uma perspetiva muito mais realista. Connosco teremos uma Junta de Freguesia dos Odiaxerenses para os Odiaxerenses e estaremos sempre presentes para, no seguimento deste apoio social, combater o abandono e isolamento dos mais idosos, algo que acontece frequentemente na nossa Freguesia particularmente envelhecida.

Teremos também o objetivo de apoiar as nossas coletividades. Num contexto social como aquele que atravessamos, julgamos que as coletividades têm um papel absolutamente fundamental na vida dos cidadãos. O associativismo na nossa Freguesia sempre foi uma mais-valia e um grande motivo de orgulho para os Odiaxerenses e tudo faremos para que assim continue. Um apoio e incentivo à cultura são essenciais pois alimenta-nos o espirito e faz-nos fortalecer as nossas raízes, as nossas origens, os nossos costumes, enfim, alimenta-nos o orgulho que temos em ser Odiaxerenses. Isso dá-nos força para continuar a lutar, dia após dia.

Em tempos de crise como aqueles que atravessamos, em que o saneamento financeiro e a poupança são palavras de ordem, teremos que ser muito meticulosos. É um dado adquirido que o Odiáxere, nestes últimos anos, evoluiu muito. A nossa Vila tem hoje uma nova cara, com grandes infraestruturas e condições que muito orgulham os Odiaxerenses e que está à vista de todos. É um facto que não serão feitas muitas obras nos próximos tempos. Os tempos assim o obrigam mas não deixaremos de ser ambiciosos. O Odiáxere evoluiu mas ainda falta fazer muito. A manutenção de todo o património da Freguesia, o necessário melhoramento nas acessibilidades e dos arruamentos pugnando por uma cobertura total de saneamento na nossa Freguesia são objetivos obrigatórios.

Teremos ainda neste âmbito uma particular preocupação com o moinho de Odiáxere. Como “ex-libris” da nossa Freguesia, o moinho terá que ser o nosso cartão-de-visita como um dos monumentos de excelência da nossa Vila, podendo ser aproveitado como atração turística. Como o único moinho do Algarve pronto a funcionar em pleno, o moinho de Odiáxere poderá ser também uma grande mais-valia com um grande potencial turístico e pedagógico. O dinamizar o moinho de vento e tudo o que isso representa faz parte da nossa identidade como Odiaxerenses assim como preservar e valorizar todo o nosso património histórico, como a ponte romana, valiosa mas esquecida, desvalorizada e desconhecida por muitos.

Continuaremos a trabalhar para que a Freguesia de Odiáxere seja mais moderna, ordenada, coesa socialmente e com boas condições para os residentes e para aqueles que nos honram com a sua visita.

Juntos continuaremos a valorizar a nossa terra.

Carlos Manuel Pereira Fonseca
(Presidente da Freguesia de Odiáxere)

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.